segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DESCOLORAÇÃO DOS FIOS - DESCOLORANTES

Por muitas vezes a tendência da moda entra na onda das mechas, luzes, balayage, reflexos dentre outras denominações, ou pelo simples fato de muitas mulheres preferirem cabelos claros, loiros. São diversas as técnicas utilizadas.
As mechas envolvem o processo de descoloração ou coloração dos fios de cabelo e está diretamente relacionado em realçar ou manipular a luz, produzindo efeito nos cabelos dando o aspecto de brilho nos fios.
As luzes também podem ser colorações ou descolorações, em fios muito finos, principalmente na parte superior do cabelo, dando efeito iluminador. Geralmente feito com touca.
Reflexo difere das luzes devido a grande quantidade de fios que dão efeito mais marcado ao cabelo. Trata-se somente de descoloração.
Balayage é geralmente aplicado como movimentos de pincel, levemente sobre a raiz e mais concentrado a partir que vai pras pontas. Utiliza dois ou mais tons em diferentes mechas de cabelo, não existindo um modelo a ser seguido.

Quando você ou sua cliente desejam alcançar tons mais claros, e este cabelo não é natural (virgem) deve-se submeter a um processo de descoloração onde os pigmentos são retirados do cabelo pra entrada da nova pigmentação, ou não.
Se o seu cabelo já foi submetido a colorações, lembre-se sempre que tinta não clareia tinta sendo necessário a descoloração do fio para nova pigmentação. Se o seu cabelo é natural (tons castanhos) e seu desejo é clarear mais mais de 4 tons faz-se também necessário o processo de descoloração.
Esse processo de descoloração dos cabelos ocorre através da oxidação dos pigmentos existentes nos fios, sejam eles naturais e/ou sintéticos. São utilizados o peróxido de hidrogênio e a amônia que reagem entre si provocando primeiramente a dispersão dos pigmentos no fio e em seguida a gradual destruição dos polímeros deste pigmento. Neste processo algumas estruturas do cabelo como por exemplo as pontes de dissulfeto responsáveis pela resistência do fio serão danificadas, tornando o cabelo mais fraco. Quanto maior o tempo de contato, e maior o volume do oxidante, um maior grau de descoloração poderá ser atingido.













                                                             Abraços

Um comentário:

  1. E vivam as minhas luzessss!!!
    Amoooo fazer, só tem que correr atrás de hidratar mtoooo depois rs!
    Que tudo os cabelos da Fefe Lima na primeira foto...AMEIII
    Bjoksss
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir