domingo, 28 de agosto de 2011

Problemas que atingem a haste capilar.


Olá pessoal,

Hoje vamos conhecer algumas alterações da haste capilar. Os primeiros danos a serem percebidos nos cabelos são o ressecamento, a falta de brilho e a penteabilidade. Diversos fatores irão influenciar nesse processo, sendo eles físicos, químicos e as malformações nos fios.

 As cutículas por serem a parte externa do fio são as primeiras a sofrerem os efeitos negativos dos vários agentes que diariamente agridem nosso cabelo. Alterações na cutícula levam a perda de brilho pois a mesma não irá refletir a luz, causam também a porosidade excessiva causando embaraçamento dos fios além de deixar o córtex exposto podendo levar á quebra da haste.

Dentre alguns dos agentes físicos que danificam os cabelos podemos citar a radiação ultravioleta que degrada a queratina e atinge os pigmentos naturais ou sintéticos  do cabelo causando o desbotamento da cor e o enfraquecimento da haste, o  secador muito quente e frequente, poeira, vento, a falta de umidade do ar e frequente tração dos fios completam essa lista de agressores.

Os agentes químicos  envolvidos nos diversos processos de lavagem e modificação dos cabelos como xampú, descolorantes, tinturas, alisamentos, cloro da piscina entre outros danificam as estruturas causando danos geralmente irreversíveis ao fio, principalmente as substâncias com pH alto(alcalino), pois essas substâncias promovem a abertura das cutículas e o rompimento das pontes de dissulfeto responsáveis pela resistência dos cabelos.

Além disso os cabelos podem ser acometidos por patologias que resultam em malformações da haste, a Tricorexes Nodosa se caracteriza por pequenos nódulos espalhados pelo fio  que  tornam os cabelos quebradiços, a Moniletrix é um estreitamento dos fio em algumas partes causando sua quebra, a Tricoptilose que é a popular ponta dupla se caracteriza pela bifurcação das pontas do cabelo causando seu enfraquecimento e quebra, a Triconodose que é a formação de nós ou laços que ocasionam a quebra da haste é resultado de agressões químicas sucessivas,  a Pili Torti que é uma afecção congênita rara é caracterizada por cabelos torcidos, secos e quebradiçõs, a Pili Triangulati et Caniculi é a síndrome dos cabelos impenteáveis caracterizada por sulcos ou canais longitudinais provocando cabelos arrepiados e impenteáveis, a Pili multigemini é caracterizados por vários fios que emergem de um único canal, a Tricoclasia é caracterizadas por pontas desfiadas ocasionadas por fraturas transversas da haste onde os cabelos ficam desfiados e desfibrados sendo a forma mais grave da Tricoptilose. Além dessas alterações podemos citar ainda que deficiência de nutrientes no organismo causam o enfraquecimento e a diminuição no crescimento.
Os tratamentos recomendados para cada caso deve ser escolhido após o exame dos fios por um profissional competente que irá avaliar os danos e suas possíveis causas para só então indicar o tratamento adequado, sempre levando em conta as condições normais do couro cabeludo e a haste. È importante que o Cabeleireiro tenha conhecimento profundo das patologias que atingem os cabelos e afecções do couro cabeludo para encaminhar ao profissional  competente, os dermatologista, nutricionistas e/ou  tricologistas, devido a alguns casos não serem de competência dos Cabeleireiros tratarem, pois há necessidade de medicação tópica ou oral. Já as alterações causadas por agentes físicos e químicos podem e devem ser tratados por nós cabeleireiros desde que tenhamos conhecimento dos ativos á serem aplicados pois como sabemos cada caso tem que ser analisado de forma única, indicando a melhor sequência de tratamento.

É sempre importante e válido você questionar e tomar conhecimento sobre os procedimentos que estão sendo feitos nos seus cabelos. Por isso, converse com seu cabeleireiro e peça explicações sobre os produtos, o protocolo de aplicação, a função, o ativo utilizado no produto, o resultado esperado, enfim são os seus cabelos e isso ajuda em posteriores procedimentos.



Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário