quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Condicionadores

Olá, hoje vamos dar sequencia nas dicas com cuidados para seus cabelos. Como vimos anteriormente após a lavagem dos cabelos  os mesmos apresentam aspecto arrepiado, embaraçado e volumoso. Esse efeito se dá devido a limpeza promovida que retira a oleosidade natural dos fios removendo também substâncias hidratantes e carregando negativamente os mesmos aumentando o efeito de frizz tão indesejado. Para anular essas cargas negativas faz-se necessário a utilização de um produto que possua carga positiva que é o caso dos condicionadores.
Da mesma maneira que os xampús, existe uma variedade imensa de produtos destinados ao condicionamento dos cabelos. Para que se possa escolher o melhor produto para suas madeixas é necessário ter conhecimento da formulação desses produtos. Os condicionadores de uma maneira geral são compostos por tensoativos cationicos, ou seja, carga positiva e geralmente possuem pH ácido em torno de 3,5 á 5,5 sendo sua principal função a diminuição da carga negativa deixada pelo xampú e o fechamento das cutículas dos fios evitando maiores exposições externas.  A essas formulações são acrescentados diversos ativos hidratantes, reconstrutores, doadores de brilho, protetores da cor, filtro solar, entre outros.
Na hora da escolha de seu condicionador dê preferência a produtos de marcas profissionais, é importantíssimo que você consulte seu cabeleireiro á respeito de seu tipo de cabelo e principais problemas apresentados para que através da análise desse profissional você possa fazer sua escolha de forma correta o que irá proporcionar um melhor resultado aos fios. Da mesma forma que as hidratações, os ativos utilizados nesses produtos devem seguir a indicação de uso para cada caso sendo que produtos com queratina ou outros agentes reconstrutores serão eficientes em cabelos extremamente danificados e sua utilização constante em cabelos saudáveis pode provocar o engrossamento e enrijecimento dos mesmos.
Muito se ouve sobre os cabelos  "acostumarem" a determinado produto, isso nada mais é que o resultado esperado, não é mesmo?? Explico, se seus cabelos estão ressecados você irá utilizar um produto com ativos hidratantes, esses ativos irão proporcionar a retenção de água nos fios para melhorar seu aspecto, com o passar do tempo seu cabelos terão mais brilho estando os mesmos tratados não é?? se você continuar usando o mesmo produto provavelmente ele poderá dar um efeito contrário pois esses ativos tem afinidade pelo fio permanecendo agarrados firmemente as cutículas, e como sabemos nehum excesso faz bem, então seus cabelos mudaram de textura é hora de mudar o condicionador também. Além disso, talvez você não esteja lavando seus cabelos corretamente, uma boa limpeza evita que seus cabelos fiquem com excesso de produtos, evitando assim que fiquem pesados e com aparência opaca.
A maneira correta de aplicação dos condicionadores é espalhar o produto em toda a extensão do fio e em seguida massagear (não esfregar) delicadamente SEM TOCAR NO COURO CABELUDO (condicionador NÃO deve ser passado no couro cabeludo), siga corretamente o de tempo de pausa pois cada produto age de maneira diferente. Em seguida enxaguar abundantemente para retirada dos excessos, menos no caso dos produtos sem enxague.
Todo cabelo necessita de condicionador mesmo os mais oleosos podendo ser utilizados nesse tipo de cabelo os xampú 2x1 que proporciona condicionamento suave dos fios.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário