quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CRESCIMENTO DO CABELO


O  cabelo humano cresce em ciclos não-sincrônicos, intercalando fases de repouso com fases de crescimento. Os folículos pilosos se encontram em diferentes estágios do ciclo, se todos os fios se encontrassem na mesma fase, iria chegar uma hor a em que a pessoa ficaria completamente calva.
As fases do crescimento são:
            Anágena: é a fase se crescimento onde todas as estruturas do folículo se encontram em pleno funcionamento, fazendo com que o cabelo cresça aproximadamente 1 á 1,5 cm por mês. A duração dessa fase é de 2 á 6 anos.
            Catágena: é uma fase de repouso, nessa fase ocorre uma paralização do funcionamento das estruturas que produzem o fio, em contrapartida a integridade dessas estruturas se mantém intacta, mantendo o fio de cabelo ligado ao folículo. È a fase mais curta do ciclo com duração média de 3 á 4 semanas.
            Telógena: é a última fase do ciclo capilar, onde ocorre o desprendimento do folículo piloso da papila dérmica e a “morte” do mesmo, o fio de cabelo se desprende do folículo e ocorre a queda. Os resíduos gerados serão absorvidos por processo de fagocitose , mas algumas células se mantém aderidas á papila dérmica iniciando o processo de formação de um  novo folículo que irá gerar um novo fio. Essa fase tem duração média de 3 á 4 meses.
            Em situações normais aproximadamente 85% dos folículos encontram-se na fase anágena, 14% na catágena e 1% na fase telógena. Acredita-se que o ser humano possui em mádia 100 mil fios de cabelo, portanto uma queda de aproximadamente 100 fios diários é considerada normal.
Vários fatores influenciam diretamente nos ciclos de crescimento:
            Hormonais: os hormônios estrógenos, andrógenos e tireóideos, principalmente na puberdade, gravidez, menopausa e em disfunções hormonais;
            Nutricionais: A má alimentação ou dietas restritivas alteram o ciclo capilar fazendo com que um maior número de folículos se mantenha na fase catágena;
            Químicas: várias substâncias como cigarro, drogas, álcool e alguns medicamentos interferem no crescimento dos cabelos;
            Psíquicas: desequilíbrios emocionais ou estresse podem causar a queda dos cabelos;
            Envelhecimento: com o passar dos anos ocorre uma diminuição na produção de várias substâncias que mantém as estruturas produtoras do cabelo causando a perda de elasticidade pela diminuição da produção de colágeno, desidratação, diminuição da circulação sanguínea prejudicando a nutrição do folículo e alterações na circulação linfática responsável pela absorção e eliminação dos resíduos metabólicos presentes no interstício.

Abraçossss

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DESCOLORAÇÃO DOS FIOS - DESCOLORANTES

Por muitas vezes a tendência da moda entra na onda das mechas, luzes, balayage, reflexos dentre outras denominações, ou pelo simples fato de muitas mulheres preferirem cabelos claros, loiros. São diversas as técnicas utilizadas.
As mechas envolvem o processo de descoloração ou coloração dos fios de cabelo e está diretamente relacionado em realçar ou manipular a luz, produzindo efeito nos cabelos dando o aspecto de brilho nos fios.
As luzes também podem ser colorações ou descolorações, em fios muito finos, principalmente na parte superior do cabelo, dando efeito iluminador. Geralmente feito com touca.
Reflexo difere das luzes devido a grande quantidade de fios que dão efeito mais marcado ao cabelo. Trata-se somente de descoloração.
Balayage é geralmente aplicado como movimentos de pincel, levemente sobre a raiz e mais concentrado a partir que vai pras pontas. Utiliza dois ou mais tons em diferentes mechas de cabelo, não existindo um modelo a ser seguido.

Quando você ou sua cliente desejam alcançar tons mais claros, e este cabelo não é natural (virgem) deve-se submeter a um processo de descoloração onde os pigmentos são retirados do cabelo pra entrada da nova pigmentação, ou não.
Se o seu cabelo já foi submetido a colorações, lembre-se sempre que tinta não clareia tinta sendo necessário a descoloração do fio para nova pigmentação. Se o seu cabelo é natural (tons castanhos) e seu desejo é clarear mais mais de 4 tons faz-se também necessário o processo de descoloração.
Esse processo de descoloração dos cabelos ocorre através da oxidação dos pigmentos existentes nos fios, sejam eles naturais e/ou sintéticos. São utilizados o peróxido de hidrogênio e a amônia que reagem entre si provocando primeiramente a dispersão dos pigmentos no fio e em seguida a gradual destruição dos polímeros deste pigmento. Neste processo algumas estruturas do cabelo como por exemplo as pontes de dissulfeto responsáveis pela resistência do fio serão danificadas, tornando o cabelo mais fraco. Quanto maior o tempo de contato, e maior o volume do oxidante, um maior grau de descoloração poderá ser atingido.













                                                             Abraços

domingo, 21 de agosto de 2011

TINTURAS CAPILARES

Quer colorir seus cabelos?
Nós explicamos os tipos de coloração e como eles funcionam na fibra capilar.

Estima-se que 40% a 45% das mulheres de países industrializados utilizam produtos colorantes para o cabelo, esses produtos são utilizados para mascarar as alterações fisio-cronológicas da fibra capilar e também como tendência de moda. A prática de tintura dos cabelos é antiga, os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e cabelos empregando diversos corantes oriundos de matéria animal e vegetal. Atualmente, existem três tipos principais de tinturas capilares, as permanentes, as semipermanentes e as temporárias.
As tinturas permanentes ou oxidativas são formadas por substâncias intermediárias, precursores e acopladores que reagem quimicamente em meio altamente alcalino. Os pigmentos utilizados são os fenóis, aminofenóis, resorcinol e derivados, que reagem entre si dando origem a polímeros coloridos. Este produto contém amônia que promove a abertura das cutículas permitindo que as substâncias presentes na tintura penetrem na fibra capilar e cheguem até o córtex devido ao seu baixo peso molecular (moléculas pequenas). Uma vez no córtex, ocorre a oxidação das mesmas que se unem formando uma molécula maior revelando a cor. É devido a este aumento do tamanho das moléculas que os pigmentos permanecem no fio de cabelo.
As tinturas semipermanentes são os tonalizantes, sendo que a principal diferença é o tamanho das moléculas. São utilizados corantes de diversos tamanhos que entram e saem facilmente dos fios. As moléculas menores penetram no córtex enquanto as maiores ficam depositadas na cutícula. Esses produtos não contém amônia, além de utilizarem baixa dosagem de oxidante. Não alteram a estrutura dos fios e promovem uma coloração superficial saindo gradativamente com as lavagens.
As tinturas temporárias não utilizam processo de oxidação, sendo moléculas de corantes grandes que se depositam na superfície do fio (cutícula), Por se tratar de moléculas grandes e não conseguirem adentrar no córtex são facilmente removidas na primeira lavagem. É o caso das canetas e sprays coloridos.
As tinturas graduais ou progressiva ocorrem através do depósito de sais metálicos sobre o fio, promovendo um tingimento gradual. Contém metais como chumbo, prata e bismuto. Mais utilizado em cabelos brancos que é o caso do Grecin e Butterfly.


Não menos importante, os descolorantes assim como a matização e o banho de brilho também serão abordados em próximos posts.

Abraços 
 Boa semana a todos.