terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dicas para seus cabelos

Olá pessoal, vamos dar algumas dicas sobre cuidados com os cabelos.

- Higienização
 A lavagem dos cabelos é o primeiro passo tanto para limpeza quanto para qualquer procedimento de hidratação, além de ser fundamental para a manutenção da saúde do couro cabeludo e da estética dos cabelos. Para que essa etapa tão importante seja executada de forma correta é necessário a escolha de um xampú adequado ao tipo de cabelo e/ou ao procedimento que o mesmo será submetido. Existem diversos tipos de xampú no mercado mas basicamente são indicados para cabelos secos, mormais, oleosos, quimicamente danificados além dos anticaspa e antiqueda.
A principal função de um xampú é limpar, o processo de limpeza ocorre devido a presença de substâncias detergentes chamados tensoativos, o mais comumente usado é o Lauril Sulfato de Sódio, que promove o arraste das impurezas, sujidades, células mortas e a oleosidade através de cargas negativas sendo então carregados pela água através do polo positivo (hidrofílico). Ou seja, as sujidades formam as miscelas (através do polo negativo) formadas pelo xampú e então são arrastadas pela água (através do polo positivo) promovendo a limpeza dos fios de cabelo e couro cabeludo.
Além dos tensoativos várias outras substâncias são incorporadas ao produto, como conservantes, sequestrante, antioxidante, corante, fragrância, espumógenos, outros tensoativos, doadores de consistência além de ativos no caso de produtos que sejam indicados para tratamentos específicos.
Um fato importante á ser esclarecido é em relação da espuma dos xampús, a espuma não interfere na limpeza do cabelo sendo ela apenas um atributo estético do produto, existem xampús sem espuma que lavam da mesma forma, não significando que espuma esteja relacionado a qualidade.
Não existem xampú sem sal pois os sais são necessários ao processo de limpeza do produto é só olhar na composição e você achará algum sal de sódio ou algo parecido. O que existem são xampús sem sal de cozinha ou seja Cloreto de Sódio (NaCl), segundo especcialistas no assunto o cloreto de sódio é utilizado nos xapús em baixa concentração e sua função é de espessante de produto não tendo qualquer influência nos fios de cabelo.

Á seguir como escolher um xampú adequado ao seu tipo de cabelo

 Dica -  uso tópico de vitaminas nos cabelos deve ser feito através do xampú sendo indicado a massagem do couro cabeludo para melhor absorção. Vitaninas só tem ação nos cabelos se forem ingeridas através da alimentação ou suplementos ou permearem o couro cabeludo sendo qua as mesmas não tem função nos fios de cabelo.
CABELOS NORMAIS - Procure utilizar formulações que possuam pH neutro, ativos hidratantes podem ser incorporados. Se os cabelos estão pesados em sem brilho recomenda-se uma limpeza profunda dos fios com xampú antiresíduos, sendo que estes não devem ser usados diariamente podendo ser utilizado uma vez por mês afim de garantir a retirada de produtos que permanecem nos fios devido a inadequada lavação dos mesmo..
CABELOS OLEOSOS - utilize xampús com ativos adstringentes, deve possuir boa detergência para retirada da oleosidade excessiva. Outra opção é realizar limpeza profunda com xampú antiresíduos quando o cabelo apresentar aspecto pesado e opaco quinzenalmente.
CABELOS SECOS - Xampú com ativos hidratantes são recomendados.
CABELOS MISTOS - Xampú que equilibrem ativos adstringentes e hidratantes.
CABELOS CACHEADOS - Os cabelos cacheados para estarem naturais e bonitos devem estar muito bem hidratados para se fixarem no seu formato, por isso é imprescindível na escolha dos produtos destindos aos mesmos. O ideal é que além do xampú e do condicionador use-se um leaven ou mousse afim de diminuir o friz e dar forma aos cachos através do "amassamento" com as mãos dos mesmos. Por sua forma, tendem a não relfetir a luz de maneira natural tendo facilidade em parecerem opacos, por isso aposte nos silicones, seruns de preferência que possuam filtro solar.                                                                  

CABELOS LOIROS -  Os cabelos loiros naturais seguem a regra normal dos tipos de cabelos, porém os loiros artificiais tendem a passarem pelo processo de descoloração ou despigmentação que causam danos deixando-os ressecados e difícil de manter a cor. Nestes casos o ideal é trabalhar com produtos reconstrutores podendo também, em alguns casos, utilizar produtos para manutenção que possuam pigmento azul (Azuleno), ou ainda passar pelo processo de matização (no salão). A frequência desses processos necessitam da consulta ao seu cabeleireiro que levará em conta o estado, a cor e o tempo da perda da cor nos fios.                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
 #DICAS
Um processo bem eficaz  que traz resultados positivos em cabelos com apenas um tom é o banho de brilho utilizado em cabelos opacos para dar um up na cor.
No momento da lavação, não deve-se esfregar os fios pois eles tendem a quebrar devido a tração e por se encontrarem fragilizados (cutículas abertas e córtex exposto e também devido algumas pontes químicas se encontrarem alteradas). O Xampú deve ser espalhado pelo cabelo e lavados com as "almofadas" dos dedos sendo que no comprimento deve-se apenas ser massageado junto ao couro cabeludo ou enluvado.
É importante também que você garanta uma boa lavação com água destes produtos garantindo a compelta retirada dos produtos dos cabelos pois eles com o passar das lavagem deixam os cabelos pesados.
Na hora de sair do banho nunca esfregue os cabelos com a toalha! Risos O ideal é apenas apertar a mecha da parte mais proxima a cabeça em direção as pontas.

Cabelos com caspa, seborréia ou alterações na glaândula sebácea devem ser utilizados produtos com ativos específicos indicados por dermatologista.
Cabelos danificados quimicmente devem ser lavados com xampús hidratantes com ativos reconstrutores.

Como falamos anteriormente o xampú age através da cargas negativas o que dá ao cabelo aparência arrepiada devido ao seu poder de abrir as cutículas do fio. É indispensável o pós uso de produtos com carga positiva (condicionadores, cremes sem enxágue, entre outros) para anular as cargas negativas deixadas no cabelo bem como promover o fechamento das cutículas.
Brevemente estaremos falando mais especificamente sobre os condicionadores.

Abraços